Modelos para Save The Date

O Save The Date é uma prática cada vez mais comum, e serve para avisar a amigos mais próximos e padrinhos que os noivos já marcaram a data de casamento e para eles reservarem a data na agenda. Aí você me pergunta: mas pra isso existe o convite de casamento, certo? Certo, mas o Save The Date é entregue antes do convite de casamento, geralmente de quatro a dez meses antes, e não é entregue para todos os convidados. E pra quê ele serve? Principalmente, para avisar às pessoas que você quer mesmo no seu casamento, como os padrinhos, por exemplo, e convidados que moram longe, para que eles possam reservar com antecedência a data na sua agenda. Por isso o nome “Save The Date” (reserve a data), é apenas para comunicar a data, os detalhes posteriores, como local e o horário, virão no convite, que deve ser entregue até um mês antes da cerimônia. Como o Save The Date é um convite mais informal, ele permite que os noivos usem toda a sua criatividade para fazê-lo. Além disso, mesmo que seja impresso, ele não será entregue a todos os convidados, o que reduz, e muito, os custos com impressões e entrega. Mas o melhor é que o Save The Date tem sido muito usado no meio digital, ou seja, só com isso você já economiza na entrega. O Save The Date pode ser inclusive usado para fazer o convite formal aos padrinhos, o que é uma ideia bem fofa, e que com certeza seus padrinhos vão amar!

Os modelos de Save The Date ficam por conta da criatividade dos noivos, mas se você nunca viu, ou está em dúvidas, algumas inspirações são bem legais. Há os convites, os cards, as e-sessions e os vídeos. Aí, vocês escolhem o que tenha mais a ver com os noivos, e o que cabe no bolso de cada um.

Seguem alguns modelos:

Convites 

São os mais tradicionais, afinal, o convite já é próprio do casamento. Mas, no Save The Date, ele pode ser bem criativo, como esses convites de balões, em que quem recebe é obrigado a encher o balão, que, depois de cheio, mostra a data do casamento. Há também os convites tipo cards, que tem as fotos dos noivos, e pode ser feito de diversas maneiras. O card também pode ser virtual, enviado diretamente ao e-mail dos convidados, ou às redes sociais.



Modelos especiais

Entre os modelos especiais de Save The Date, destaque para a bisnaga de brigadeiro, que além de uma ideia super criativa, é uma delícia! Esses modelos são do Atelier M.Azevedo. Outro modelo legal é o CD, ou como na foto, um disco, que pode trazer no encarte a data do casamento, e ter gravadas as músicas que fazem parte da história do casal. Outro modelo incrível é um pôster vintage, que depois do casamento, pode ser colocado num quadro!

E-Session

A E-Session, ou Engagment Session (Sessão de Noivad0), que já é uma prática bem comum entre os noivos, pode ser aproveitada para o Save The Date. Entre uma foto e outra do casal, soltem a imaginação e levem elementos que podem ser usados para colocar a data do casamento. Alguns exemplos são cartazes, lousas, vocês podem usar giz para escrever no chão, balões, e como num dos casos, até escreverem na maçã! Como eu disse, não tem regra, qualquer coisa que dê para ser mostrada a data do casamento vale!

Vídeos

Os vídeos de casamento são um xodó! E eles tem sido também usados para o Save The Date. Geralmente, os fotógrafos aproveitam o dia da E-Session para já fazerem o Save The Date. No vídeo, a criatividade também pode rolar solta, e a data do casamento pode ser revelada por depoimentos dos noivos, ou, como nas fotos, com elementos que mostrem indireta ou diretamente, a data do grande dia!  Para entregar para os convidados, vale tudo também, desde marcar uma “sessão de cinema” na casa de um deles, e no meio do vídeo eles terem a surpresa, ou ele pode ser entregue como o CD dos noivos, num encarte com fotos, e o DVD com o vídeo. Não tem regra, basta vocês soltarem a imaginação!

Save The Date – Racquel e Marco Aurélio (Chapecó) – Estudio Bis from Estudio Bis on Vimeo.

Save The Date – Flávia e Kleber from KSH Filmes on Vimeo.

SAVE THE DATE!!!!!! (HD) from Erico Cheung on Vimeo.

SAVE THE DATE JULIANA + RAPHAEL from Edu Corrêa on Vimeo.

Save the Date Priscila e Alexandre from Goiabada com Queijo on Vimeo.

E aí, deu pra se inspirar?

Deixe uma resposta